quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Cinco estilos de jardim japoneses

Jardins do paraíso

Kinkaku-ji, ou Pavilhão Dourado, foi modelado de acordo com uma impressionante construção de dois andares que fez parte dos jardins do paraíso mais antigos do Japão, a Saiho-ji

O típico jardim do paraíso possui uma ilha no meio de um lago para representar a salvação futura e uma ponte arqueada conectando a ilha com o resto do jardim para representar o caminho que se deve percorrer para alcançar essa salvação. Embora restem poucos jardins do paraíso originais, muitos pavilhões japoneses atuais são modelados de acordo com as construções que um dia embelezaram o território.

Jardins de chá


Os jardins de chá do Japão surgiram quando os monges zen trouxeram para o país o ritual de beber o chá em pó a fim de diminuir a sonolência durante a meditação. A cerimônia do chá era um evento formal em que as folhas de chá eram colocadas no chão e maceradas em um caldo amargo que as pessoas compartilhavam em uma tigela comunitária.

As casas são circundadas por um jardim externo onde os participantes aguardam o início da cerimônia e um jardim interno sagrado onde a entrada não é permitida, mas apenas a observação e a contemplação do lado de fora dos muros. Essa série de pequenas áreas do jardim de chá é designada como parte do processo de preparação da mente dos convidados para a cerimônia. O jardim externo contém uma bacia de água para que as pessoas se purifiquem dos pecados, um banco para descanso e lanternas especialmente designadas.

Jardins naturais

Os jardins naturais são um dos estilos mais simples de jardins japoneses. Eles raramente utilizam ornamentos como laternas e estátuas, e no lugar de pontes, os jardineiros freqüentemente dispõem algumas pedras planas que cruzam qualquer porção de água. Os jardins naturais tentam copiar uma cena de floresta o mais fielmente possível. Os projetistas acreditam que a sensação de se estar na floresta e a solidão que a acompanha incentiva o pensamento profundo e a paz mental.

Jardins de passeio com lago


Uma ponte arqueada passa sobre o lago de um jardim de passeio
Os jardins de passeio com lago do Japão são nomeados precisamente: eles possuem um lago ornamental como parte central e um caminho que meandra a periferia do jardim. O caminho pode se ramificar em muitos lugares para dar acesso aos locais de contemplação. Esses caminhos alternativos podem levar a uma paisagem verdejante ou à beira do lago e as suas existências permitem que você tenha algum controle sobre a sua experiência.


Jardins zens ou jardins de pedra



Os jardins zens ou jardins de pedra fazem um total contraste à profusão de verde dos jardins naturais e à abundância de água dos jardins de passeio com lago. Os jardins de pedra possuem pouca vegetação, com pinheiros negros que servem como fundo.

2 comentários:

  1. que lindoooo! adorei! gostei muito do seu blog, e vou seguir sim!
    briga pelo comentário la no meu novo blog, adorei! eu não me considero wiccaniana não, mas gosto muito de estudar sobre isso tambem. Eu digo que sou gnostica, ja ouvi falar sobre a gnose? Mas eu estudo varias coisas, e sempre tenho minha visão pessoal.
    bjss

    ResponderExcluir
  2. Mt legais suas "reflexoes". Ja estou te seguindo!
    Qd der, visite tb meu blog de humor!
    Um graande abraço e parabens pelo blog
    www.santaingnoranca.blogspot.com

    ResponderExcluir

 

Total de visualizações de página

Termos de uso

Ada Lovelace Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino