quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O trabalho voluntário



O trabalho voluntário deve ser realizado com amor e responsabilidade. No momento em que o voluntário assume o compromisso de comparecer em tais dias e horas é necessário honrar o compromisso, com disciplina e dedicação. Não é porque o serviço não é remunerado que pode não ser levado a sério. não se deve faltar, chegar atrasado, enfim por qualquer motivo deixar de comparecer, o que acaba comprometendo a execução das tarefas. Por esse motivo, há instituições beneficentes que preferem não trabalhar com voluntários.

O compromisso é o mesmo. O voluntário não recebe pagamento em dinheiro, mas não é por isso que o dever pode deixar de ser cumprido. Não há a figura do patrão material, mas os mentores espirituais nos observam e avaliam nosso desempenho. O compromisso, seja para um trabalho voluntário, seja na realização de tarefas administrativas, na divulgação, ou na participação das atividades doutrinárias da casa precisa ser tratado com a mesma responsabilidade, e até com mais seriedade, que dedicamos aos compromissos materiais.

Emmanuel, analisando o versículo do evangelho citado de início (lição 64, do livro "Fonte Viva"), lembra que Jesus "não nos fala que o semeador deve agir, através de contrato com terceiras pessoas, e sim que ele mesmo saiu a semear". Necessária a participação direta no trabalho. E fazendo que aprendemos.Enquanto ficamos na teoria, na conversa, nada acontece. Não ocorrem mudanças em nosso íntimo. Precisamos encontrar o nosso lugar de trabalho. Não ficarmos só criticando o que os outros fazem. Necessário abrir mão de nossos pontos de vista pa- ra nos devotarmos ao serviço do próximo, diz Emmanuel.

Conta-se que Gandhi foi procurado por dois Homens que lhe manifestaram o desejo de aprender com ele. Que riam se iniciar na ciência do Espírito, compreender as Leis Divinas. O missionário os acolheu, disposto a atender-lhes. No primeiro dia mandou-os ajudar na limpeza da casa, nos servi;os domésticos. No dia seguinte deu- lhes tarefas semelhantes. No terceiro dia os candidatos á iniciação espiritual procuraram o mestre e indagaram: Quando vai começar o curso? e Gandhi respondeu: já começou há três dias, desde que vocês chegaram.

Semear, como fala o Evangelho, não é só ensinar. Semeamos mais pelo atos, por atitudes, do que pelas palavras. O que fazemos tem uma força persuasiva muito maior do que as palavras. A diferença entre Jesus e outros mestres que vieram antes e depois é exatamente esta: Jesus só ensinou, mas sobretudo viveu o que ensinou. Conclui Emmanuel, na lição citada: "Segundo observamos, o semeador do Céu ausentou-se da grandeza a que se acolhe e veio até nós, espalhando as claridades da revelação e aumentando-nos a visão e o discernimento. Humilhou-se para que nos exaltássemos e confundiu-se com a sombra a fim de que a nossa luz pudesse brilhar, embora lhe fosse fácil fazer-se substituído por milhões de mensageiros, se desejasse. Afastemo-nos, pois, das nossas inibições e aprendamos com o Cristo a "sair para semear".

"José Argemiro da Silveira - (de Ribeirão Preto, SP) "

2 comentários:

  1. Trabalho voluntário é o que todos deveriam fazer.

    ResponderExcluir
  2. No meu outro blog as vezes faço posts sobre o trabalho voluntário, inclusive conheço esse site e acho muito interessante. http://cantinhoencantado-princesha.blogspot.com/

    ResponderExcluir

 

Total de visualizações de página

Termos de uso

Ada Lovelace Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino